domingo, 26 de abril de 2020

Biblioteca Digital: mais-valias e enquadramento





Os equipamentos informáticos portáteis, em uso nas rotinas presenciais das bibliotecas, têm-se agora revelado de particular utilidade no apoio aos alunos do Agrupamento que, no presente quadro pandémico, evidenciaram dificuldades em participar no processo de ensino a distância. As bibliotecas do AEGP contribuíram para o esforço coletivo, na tentativa que garantir que o maior número de alunos pudesse participar na E@D, emprestando, até ao momento,  22 tablets.

De acordo com as recentes orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, veiculadas através de dois documentos de referência – «Biblioteca Escolar Digital» e «Biblioteca Escolar no Plano E@D» –, é importante que as bibliotecas aperfeiçoem a sua presença em linha, tornando-a o mais estruturada e eficaz possível. Isto é, as bibliotecas devem ser redirecionadas, criando serviços capazes de apoiar as novas formas de trabalho, impostas não só pelas novas necessidades de acesso à informação, mas também para responder a um momento de crise, integrando o esforço das organizações em que estão inseridas[1].

Por definição, uma biblioteca digital é um repositório de documentos digitais disponibilizados em linha. A este conjunto, mais ou menos vasto, devem ser associados mecanismos de pesquisa e de recuperação da informação. A sua criação exige planeamento cuidado e pressupõe a sua manutenção no tempo e a sua atualização tecnológica[2].

O AEGP dispõe de quatro bibliotecas, conta com uma equipa de três professores bibliotecários, gere uma das principais redes concelhias de bibliotecas - a Rede de Bibliotecas de Évora (RBEv) -, e serve uma comunidade composta por aproximadamente 270 professores e cerca de 2300 alunos[3].

A atual premência de adaptação ao digital não é uma novidade para as bibliotecas do AEGP. Estas estruturas, no quadro da cooperação que as caracteriza desde que o AE foi constituído, viabilizaram uma candidatura bem-sucedida ao concurso nacional «Biblioteca Digital» promovido pela RBE. Este projeto, que vem sendo implementado, permitiu aumentar tanto a portabilidade dos meios informáticos como como a disponibilização de documentos em suporte digital.







Referências



[1] GABINETE DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – Biblioteca escolar digital. [Em linha]. Lisboa: RBE/ME, 2020. [Consult. em 202.04.2020]. Disponível em WWW: <URL: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/bibliotecaescolar.pdf>  Idem - A biblioteca escolar no plano de E@D. [Em linha]. Lisboa: RBE/ME, 2020. [Consult. em 202.04.2020]. Disponível em WWW: <URL https://www.dge.mec.pt/noticias/biblioteca-escolar-no-plano-de-ed>.
[2] GUERREIRO, Dália - Bibliotecas digitais: divulgação e preservação. In Cidade Solidária, (35), 2016, pp. 130–137.
[3] AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GABRIEL PEREIRA – Conhecer, intervir, incluir. Projeto Educativo 2018-2021. [Em linha] Évora: AEGP, 2018. [Consult. em 20.04.2020]. Disponível em WWW: <URL: https://aegp.edu.pt/web/sites/default/files/2019-10/PE_AEGP_publicado%20%281%29.pdf>. Dados relativos ao ano lectivo de 2017-2018.