Os equipamentos informáticos portáteis, em uso nas rotinas presenciais das bibliotecas, têm-se agora revelado de particular utilidade no apoio aos alunos do Agrupamento que, no presente quadro pandémico, evidenciaram dificuldades em participar no processo de ensino a distância. As bibliotecas do AEGP contribuíram para o esforço coletivo, na tentativa que garantir que o maior número de alunos pudesse participar na E@D, emprestando, até ao momento, 22 tablets.
De acordo com as recentes orientações do Gabinete
da Rede de Bibliotecas Escolares, veiculadas através de dois documentos de
referência – «Biblioteca Escolar Digital» e «Biblioteca Escolar no Plano E@D»
–, é importante que as bibliotecas aperfeiçoem a sua presença em linha,
tornando-a o mais estruturada e eficaz possível. Isto é, as bibliotecas devem
ser redirecionadas, criando serviços capazes de apoiar as novas formas de
trabalho, impostas não só pelas novas necessidades de acesso à informação, mas
também para responder a um momento de crise, integrando o esforço das
organizações em que estão inseridas[1].
Por
definição, uma biblioteca digital é um repositório de documentos digitais
disponibilizados em linha. A este conjunto, mais ou menos vasto, devem ser associados
mecanismos de pesquisa e de recuperação da informação. A sua criação exige
planeamento cuidado e pressupõe a sua manutenção no tempo e a sua atualização
tecnológica[2].
O
AEGP dispõe de quatro bibliotecas, conta com uma equipa de três professores
bibliotecários, gere uma das principais redes concelhias de bibliotecas - a Rede
de Bibliotecas de Évora (RBEv) -, e serve uma comunidade composta por
aproximadamente 270 professores e cerca de 2300 alunos[3].
A
atual premência de adaptação ao digital não é uma novidade para as bibliotecas
do AEGP. Estas estruturas, no quadro da cooperação que as caracteriza desde que
o AE foi constituído, viabilizaram uma candidatura bem-sucedida ao
concurso nacional «Biblioteca Digital» promovido pela RBE. Este projeto, que vem sendo implementado, permitiu aumentar tanto a portabilidade dos meios informáticos como como a disponibilização de documentos em suporte digital.
Referências
[1] GABINETE
DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – Biblioteca escolar digital. [Em linha].
Lisboa: RBE/ME, 2020. [Consult. em 202.04.2020]. Disponível em WWW: <URL:
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/bibliotecaescolar.pdf> Idem - A biblioteca escolar no plano de E@D.
[Em linha]. Lisboa: RBE/ME, 2020. [Consult. em 202.04.2020]. Disponível em WWW:
<URL https://www.dge.mec.pt/noticias/biblioteca-escolar-no-plano-de-ed>.
[2]
GUERREIRO, Dália - Bibliotecas digitais: divulgação e preservação. In Cidade
Solidária, (35), 2016, pp. 130–137.
[3]
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GABRIEL PEREIRA – Conhecer, intervir, incluir. Projeto
Educativo 2018-2021. [Em linha] Évora: AEGP, 2018. [Consult. em 20.04.2020].
Disponível em WWW: <URL: https://aegp.edu.pt/web/sites/default/files/2019-10/PE_AEGP_publicado%20%281%29.pdf>.
Dados relativos ao ano lectivo de 2017-2018.