quarta-feira, 17 de junho de 2020

Psicologia. Adolescência e Internet – Terei uma relação complicada com a tecnologia?


As tecnologias acompanharam o teu crescimento e são uma ferramenta de comunicação e de entretenimento fantásticas. Adoras explorar o cyberespaço e tens uma relação inseparável com os aparelhos tecnológicos. Os teus pais queixam-se que “passas a vida ligado à internet” e, apesar de negares quando ouves tal comentário, tu sabes que é verdade. “Mas é assim com toda a gente e isso não é um problema, certo?” Depende! Atualmente, tanto miúdos como graúdos têm uma relação íntima com a tecnologia e a internet, mas nem todos sentem que o seu humor, comportamento, rotinas e relações são significativamente alterados, de forma negativa, por causa disso.
Pensando bem, e embora custe admitir, tu percebes que o teu comportamento está diferente, «mas daí a ter um problema ou estar “viciado” (como te chamam ultimamente) vai alguma diferença» – pensas tu. Mas a dúvida por vezes aparece na tua cabeça… Como poderás saber se se estás ou não num estado de dependência? Experimenta fazer a ti próprio as seguintes perguntas:
O tempo que passo em frente aos ecrãs interfere significativamente com as minhas rotinas, empenho escolar e dinâmicas familiares?
Prefiro a tecnologia em detrimento do convívio face-a-face com outras pessoas e tenho-me isolado?
Necessito da tecnologia para ter prazer e evitar sentir emoções desagradáveis?
Sinto-me perdido, ansioso ou irritado quando não posso utilizar o computador ou os dispositivos móveis durante várias horas?
Estou constantemente a pensar nisso?
Necessito de cada vez mais tempo a usar tecnologia para me sentir bem?
Reajo de forma agressiva verbalmente ou até violenta, face ao insucesso num jogo digital ou à proibição de continuar ligado à internet?
Se respondeste com sinceridade e a resposta “sim” surgiu na maioria das questões, então é importante que comeces a encarar a situação de uma forma diferente, uma vez que, provavelmente, a relação que tens com a tecnologia não é tão saudável como pensas.
Sabias que o uso excessivo da tecnologia…
– pode ter impacto negativo na quantidade e qualidade do teu sono?
– pode contribuir para o isolamento social?
– pode diminuir a tua concentração e motivação para o estudo e, consequentemente, as tuas notas?
– está associado, por exemplo, a alterações de humor, quadros de ansiedade e depressão?
Poderás, até, ser um adolescente com mais dificuldades em fazer amigos e isolas-te mais, o que pode estar a contribuir para a tua dependência. Ou também é possível que sintas que não tens interesses variados nem ocupações nos teus tempos livres para além da internet. Ou parece que os teus problemas pessoais desaparecem quando tens um ecrã à frente... Talvez por isso, te sentes tão mal quando não estás no mundo online…
Eis alguns passos para voltares a ter controlo da situação:
· Tentar evitar aceder à internet às refeições, enquanto estudas e antes de dormir.
· Partir à descoberta de outras atividades prazenteiras, como alternativa à tecnologia.
· Admitir que estás com dificuldades e procurar ajuda.
Não estás sozinho! Existem profissionais que te podem ajudar a utilizar a tecnologia sem que ela te prejudique.

Raquel Carvalho
Psicóloga Clínica
Equipa Mindkiddo – Oficina de Psicologia

Referência:
Raquel Carvalho - Adolescência e Internet – Terei uma relação complicada com a tecnologia? [Em linha]. Lisboa, 2020. [Consultado em 15.06.2020]. Disponível em WWW < URL: www.oficinadepsicologia.com/artigos>