Organização do ano letivo 2020/2021 (ver também: sessão síncrona; sessão assíncrona; e-learning e b-learning)
A definição de conceitos difundida pela DGEestE confirma as acepções divulgadas pelo blogue da biblioteca Gabriel Pereira durante o período de interrupção das atividades letivas.
Aqui fica o excerto das orientações obtido a partir do recém divulgado documento:
b) «Regime misto», aquele em que o processo de ensino e aprendizagem combina atividades presenciais com sessões síncronas e com trabalho autónomo;
c) «Regime não presencial», aquele em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre em ambiente virtual, com separação física entre os intervenientes, designadamente docentes e alunos;
d) «Trabalho autónomo», aquele que é definido pelo docente e realizado pelo aluno sem a presença ou intervenção daquele;
e) «Sessão assíncrona», aquela que é desenvolvida em tempo não real, em que os alunos trabalham autonomamente, acedendo a recursos educativos e formativos e a outros materiais curriculares disponibilizados numa plataforma de aprendizagem online, bem como a ferramentas de comunicação que lhes permitem estabelecer interação com os seus pares e docentes, em torno das temáticas em estudo;
f) «Sessão síncrona», aquela que é desenvolvida em tempo real e que permite aos alunos interagirem online com os seus docentes e com os seus pares para participarem nas atividades letivas, esclarecerem as suas dúvidas ou questões e apresentarem trabalhos.».
Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021 [em linha]. Lisboa, ME, junho de 2020. [Consultado em 6.07.2020]. Disponível em WWW: <URL: https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/07/Orientacoes-DGESTE-20_21.pdf>
Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021 [em linha]. Lisboa, ME, junho de 2020. [Consultado em 6.07.2020]. Disponível em WWW: <URL: https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/07/Orientacoes-DGESTE-20_21.pdf>