terça-feira, 5 de maio de 2020

Educação e ensino à distância: de A a Z. Sessão síncrona


Sessão síncrona – Aluno e professor comunicam, em tempo real, normalmente através de uma plataforma que suporta um sistema de gestão da aprendizagem (LMS - Learning Management System). Estas sessões devem ocupar apenas uma parte do calendário da comunicação a estabelecer entre professores e alunos ou entre formandos e formadores.
O facto de, no ensino presencial, alunos e professores estarem reunidos regularmente na mesma sala poderia sugerir que a generalidade das lições à distância devesse adotar a mesma configuração.
Porém, o modelo clássico de E@D se por um lado exige maior grau de planificação ao docente/formador, por outro deve colocar a ênfase no trabalho do aluno/formando. Este paradigma exige que o aluno, dotado de certo grau de autonomia, desenvolva capacidades de autoregulação, automotivação e autodisciplina, processos que seriam limitados pela omnipresença da sincronia.
No atual quadro pandémico a questão da autonomia, que subjaz ao E@D, tem vindo a ser objeto de ampla discussão: o tópico principal reside na hipótese de transformar «necessidade» em «oportunidade» (REIS, 2020 ou CRISTO, 2020).

REIS, Carlos - Ensino a distância: oportunidade e não oportunismo [Em linha]. Lisboa: Público, 2020 [Consultado em 5.05.2020]. Disponível em WWW: <URL https://www.publico.pt/2020/05/05/opiniao/opiniao/ensino-distancia-oportunidade-nao-oportunismo-1915043>. 

CRISTO, Alexandre – O ensino à distância funciona? [Em linha]. Lisboa: Observador, 2020 [Consultado em 5.05.2020]. Disponível em WWW: <URL https://observador.pt/especiais/o-ensino-a-distancia-funciona/>.