sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Português a sério. PLEONASMOS A EVITAR

EM VEZ DE… “É minha opinião pessoal” Uma opinião é sempre um parecer pessoal.

USE… “É minha opinião”

EM VEZ DE… “Sair para fora” / “Entrar para dentro” “Subir para cima” / “Descer para baixo” São expressões redundantes comuns e passam facilmente despercebidas.

USE... “Sair” / “Entrar” “Subir” / “Descer”

EM VEZ DE… “Tenho um amigo meu que…” Se “tenho um amigo”, ele é necessariamente “meu”. USE... “Tenho um amigo que…”

EM VEZ DE… “Hemorragia de sangue” Por que razão se acrescenta uma palavra que se torna irrelevante?

USE… “Hemorragia”

EM VEZ DE… “Vi com os meus olhos” É impossível ver com os olhos de outra pessoa ou ver com outra parte do corpo.

USE... “Vi”

EM VEZ DE… “Adiar para depois” Não se pode adiar para antes, pois isso seria antecipar.

USE... “Adiar”

EM VEZ DE… “Surpresa inesperada” Não é possível que uma surpresa seja esperada.

USE… “Surpresa” EM VEZ DE… “Eu pessoalmente acho que” É um erro repetir a mesma ideia. USE… “Acho que”

EM VEZ DE… Mar salgado” Fernando Pessoa usou a expressão, visando construir uma relação metafórica entre o mar e as lágrimas derramadas pelos portugueses. Contudo, no nosso quotidiano, é errado dizer “mar salgado”, já que todo o mar é salgado.

USE... “Mar”

“Pleonasmo” é um vocábulo de origem grega [pleonasmos («superabundância»)], introduzido na língua portuguesa através do latim pleonasmu-. Enquanto recurso de estilo, o pleonasmo pode consistir no uso intencional de determinadas palavras e expressões que, sendo repetitivas e redundantes, permitem tornar uma ideia mais expressiva. No entanto, também se refere ao que é supérfluo e desnecessário. Na linguagem coloquial, existem vários pleonasmos que, de tantas vezes repetidos, passam despercebidos e se perpetuam. Quando somos confrontados com expressões ou frases que são redundantes, com diferentes palavras a repetir a mesma ideia, sem acréscimo de informação, isso deve ser considerado UM ERRO A EVITAR.

Adaptado de : https://ncultura.pt/10-pleonasmos-a-evitar/