quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Brincar com as palavras. TRAVA-LÍNGUAS (I)

DIA INTERNACIONAL DO TRAVA-LÍNGUAS  (segundo domingo de novembro)

 Divirta-se a recitar trava-línguas aos seus amigos e familiares

Além de serem uma forma original de se apaixonar pela nossa língua, os trava-línguas, tal como as parlendas, também servem para melhorar a enunciação e a dicção.

O que são trava-línguas? O que são parlendas?

Trava-línguas são conjuntos de palavras que formam uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua. Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos (canções de embalar), as parlendas, as adivinhas e os contos.


Parlendas ou parlandas (rimas infantis) são sequências discursivas compostas por palavras ritmadas e/ou repetidas que lhes conferem um ritmo musical. São enunciadas para facilitar a memorização de algo, como divertimento infantil. A este texto constituído por palavreado oco, ou conversa fútil, também se dá o nome de lengalenga.

São um bom recurso para trabalhar a leitura oral, mas é importante não expor alunos com mais dificuldades. 

«Pois o velho trava-língua está a deixar de ser apenas brincadeirade crianças, exercício de dicção teatral ou lição contra a gagueira, para ser matéria adoptada em várias estâncias no capítulo da auto-estima. Pessoas que querem perder o medo de se expor, de errar, que têm acanhamento, timidez e vergonha de se comunicar estão aprendendo a se soltar com a utilização de trava-línguas. É fundamental para o desbloqueio da expressão, para ajudar os interessados em soltar a língua e aprender a falar bem nas relações pessoais e nas profissionais.
Saindo do universo infantil, o trava-língua passou a ser usado no teatro e na expressão corporal, e logo se percebeu que era uma arma utilíssima para contornar dificuldades em se expressar. Porque, quando a pessoa se solta, a linguagem começa a fluir naturalmente. Hoje, a velha brincadeira infantil merece ser estudada no campo de Linguística e da Semiologia, e já é encarada como uma nova cadeira: a Linguistoterapia.»

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/lusofonias/trava-lingua/1730 [consultado em 04-11-2020]